- E mais: um erro comum em ABM e os insights de 1.000 líderes de vendas
Exibir no navegador

o gancho

A newsletter da Hook
Edição #70 | 31.07.2023

A edição de Julho chegou no seu Inbox, bem no finalzinho do mês! 

 

Neste mês, vamos destacar a mudança e os impactos da nova busca generativa do Google (e tbm do Bing) no marketing, será que vamos perder tudo que fizemos até hoje? 

Ainda falando de Inteligência Artificial, encontramos um Airtable com 300 exemplos de prompts, 🥳 Uhu!

 

Leia também: 

  • ABM: Um erro comum para quem vende para grandes contas
  • 1.000 líderes de vendas e os insights da pesquisa da HubSpot no Brasil
  • De 0 a 20 Bilhões de dólares: as lições de Brian Halligan na Hubspot
  • GA4, dados e análises para uma operação de mídia escalável e previsível
  • Vem aí o Digitalks e nós estaremos lá 

Ufa, essa edição tem muito conteúdo bom. 
Ainda tem os vídeos do nosso canal Growth Hub, bora lá 🥸!

 

Esperamos que goste, boa leitura!

🤖 300 modelos de prompts e a experiência de busca generativa do Google

Se você trabalha com marketing e opera no piloto automático nas campanhas de mídia e produção de conteúdo, prepare-se. Além da já conhecida dificuldade para gerar resultados, a inteligência generativa de busca do Google está aí e nada será como antes.

 

Sob a ótica operacional, as ferramentas de Inteligência Artificial já estão (ou deveriam estar) inseridas nos processos de marketing, isso é NO BRAINER. Para você ter uma ideia, aqui na Hook, aplicamos repetidamente em muitos casos de uso: criação de e-mails, postagens sociais, novos posts, SEO e etc. Em alguns casos, a eficiência chega a 50%.


Mas a grande virada ainda está por vir: a inteligência generativa de busca. Ela muda a experiência da página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP), com ela tudo que envolve o comportamento do usuário e as táticas digitais das empresas será diferente.

 

Lembra do Bing? A nova versão com tecnologia ChatGPT é incrível. O Google com a experiência generativa de pesquisa (SGE) é ainda mais espetacular.

 

Basta observar a imagem abaixo.

gancho-70-google

Em pouco tempo (pouco mesmo), qualquer busca no Google será respondida pela inteligência artificial generativa, empurrando para baixo os resultados tradicionais de links das páginas de referência. 

 

O que muda com isso? 

 

Mais tempo nas páginas de busca 

As pessoas gastarão mais tempo nas páginas de resultados de pesquisa para interagir com conteúdos gerados por IA e tópicos de bate-papo, até encontrarem a melhor resposta possível. Mais tempo dentro do Google ou Bing, participando de conversas inteiras com bate-papos orientados por IA. A experiência de pesquisa será bem mais efetiva.

 

Menos cliques, menos tráfego
Adeus aos cliques nos links, será? Os usuários devem visitar menos sites para obter informações e contexto, já que podem adquirir direto na IA, ou seja, menos tráfego para as páginas das empresas, menos leads. 

Contexto e conteúdo de alta qualidade

Não importa como esses resultados apareçam, o Google sempre prioriza conteúdos de alta qualidade para melhorar a experiência dos usuários nos SERPs. As diretrizes que avaliam a qualidade, enfatizam a experiência. É isso mesmo, experiência, especialização, autoridade e confiabilidade, ainda serão a força motriz por trás do conteúdo de alto nível no cenário de pesquisa pós-SGE.

 

Mas e os anúncios no Google?

Uma coisa que podemos reforçar é que o Google Ads não vai a lugar nenhum. Vamos ser sinceros, os anúncios representaram 80% da receita do Google em 2022, não dá para mudar né... O Google deixa claro que, mesmo com o SGE, os anúncios de Search ainda serão essenciais para uma marca ser conhecida nos espaços de anúncio.

 

Dê um play no vídeo para ver as novidades do Google no evento IO 2023.

gancho-70-ia

Em suma, essa mudança no comportamento do usuário preocupa os profissionais de marketing que dependem do tráfego do site para gerar leads e conversões. No entanto, também apresenta uma oportunidade de adaptação e adoção de novas estratégias.

 

Ao incorporar o bate-papo orientado por IA em suas campanhas, você pode fornecer assistência personalizada e imediata aos usuários, gerando confiança e lealdade.

 

Além disso, você pode usar os dados dessas interações para melhorar seu conteúdo e atender melhor às necessidades do seu público.

 

O cenário é desafiador, por aqui, estamos todos atentos, afinal são 10 anos produzindo conteúdo para gerar tráfego orgânico para nossos clientes. 

 

Ah, não podemos esquecer dos 300 modelos de prompts prontos para você usar no Marketing, os exemplos são ótimos! 

1.000 líderes de vendas e os insights da pesquisa da HubSpot no Brasil 

gancho-70-vendas-2023

O processo de vendas não é mais como era há poucos anos. O impacto da pandemia e o distanciamento social transformou para sempre as relações entre empresas e clientes, e mudanças que antes eram uma previsão para um futuro de médio prazo, já vieram para ficar.


Isso significa que a estratégia que usávamos, já não é mais funcional, e não entrega os melhores resultados para seu negócio. Em um mundo cada vez mais conectado e ligado à Inteligência Artificial, gerar conexões profundas e personalizadas é o primeiro passo para manter a competitividade da sua equipe de vendas. 

 

E, para te ajudar nessa jornada, a HubSpot lançou, no último mês, o Estado de Vendas no Brasil, um relatório muito bom que ouviu mais de 1000 líderes para entender o cenário atual dos times de vendas, identificando os principais desafios e as tendências do setor.

 

Confira alguns insights da pesquisa:

  • Quase 60% dos times de vendas precisam criar conexões com o mercado B2C
  • Exceder as metas de vendas é o principal objetivo do comercial a partir de 2023
  • 64% usa ferramentas de Inteligência Artificial para facilitar seus processos
  • 49.5% dos departamentos de vendas utiliza la metodología Inside Sales

Entender o mercado e se antecipar às tendências é fundamental para adaptar sua estratégia de marketing e vendas, gerar mais receita em um mundo cada vez mais dinâmico. 

 

Outro destaque está na lista de obstáculos e problemas que as equipes enfrentam atualmente, repare bem no gráfico abaixo a distribuição dos itens, não tem uma concentração ou dor maior comum a todos.

gancho-70-insights-vendas

Chama a atenção os problemas com % maior que 7%:

  • Dificuldade em construir relacionamentos com superiores e pares na empresa
  • Dificuldade em estabelecer relacionamento com os clientes
  • Baixa eficiência nos negócios

A foto retrata bem o momento atual das empresas, pelo menos é o que também temos visto nos projetos de CRM com envolvimento direto com o time de vendas.

 

Acesse o relatório na íntegra e mergulhe de cabeça em novas formas de otimizar os resultados da sua equipe comercial.

ABM: Um erro comum para quem vende para grandes contas 

 

Vender para grandes contas nunca foi fácil.

 

No passado não muito distante, o trabalho da equipe de vendas no topo da pirâmide era 80% pautado por relacionamento. A agenda era composta por visitas presenciais, cafés, almoços, viagens, eventos, etc - um modelo high touch e 100% depende do vendedor.

 

Nos dias de hoje, o desafio é o mesmo. Toda semana conversamos com empresas que buscam vender para grandes contas. 

 

Mas o que mudou? Tudo e nada. 

 

As premissas para vender para um grande comprador são as mesmas: relacionamento, valor percebido, credibilidade, confiança e preço, mas o play de entrada é outro.

 

Já que cold calling (prospecção fria) não funciona e os eventos são mais restritos, caros e com retorno questionável, o ABM (Account Based Marketing) tem sido o hit de aquisição mais utilizado. 

 

Se antes dependíamos do vendedor, agora somos dependentes dos canais digitais, conteúdo, inteligência, tecnologia e experiências personalizadas. 

 

Agora não vamos dourar a pílula, colocar a tecnologia à frente da estratégia é erro comum para quem tenta colocar em pé essa pegada nos grandes clientes.

 

As ferramentas disponíveis (HubSpot, Terminus, Apollo, etc) não planejam, nem executam uma estratégia de ABM, elas são facilitadoras. 

 

Geralmente ficamos encantados pela tecnologia, mas são apenas ferramentas.

gancho-70-abm

Para ter uma estratégia de ABM com resultados, você precisa ter no mínimo esse play:

  1. Ter um modelo de GTM direcionado para contas grandes
  2. Definir categorias de contas com os critérios para Tier 1, Tier 2 e Tier 3
  3. Listar as contas-alvo (nome e dados complementares)
  4. Definir os stakeholders e personas nas contas-alvo
  5. Montar uma base confiável de cadastro
  6. Definir uma proposta de valor significativa baseada nos pains points
  7. Escolher sua abordagem: 1:1, 1:poucos ou 1:muitos.
  8. Construir jogadas ABM (ofertas de ponto de entrada) e razões para falar
  9. Criar estratégias de marketing e atividades de vendas
  10. Produzir e personalizar conteúdos para contas-alvo
  11. Planejar e orquestrar tudo junto

…e então, comece a pensar na tecnologia.

 

Por aqui somos apaixonados por tecnologia, vide nosso posicionamento de Tech Agency, mas só tecnologia não leva a lugar nenhum.

 

O mais importante é ter clareza de onde queremos chegar e como vamos chegar lá. 

 

Aqui tem um ebook completo para você definir, planejar e implementar sua estratégia de vendas para grandes contas. 

De 0 a 20 Bilhões de dólares: as lições de Brian Halligan na jornada da Hubspot 

 

Recentemente, Brian Halligan, co-fundador da HubSpot, publicou um artigo precioso com as lições aprendidas de quem levou a empresa do zero a 20 bilhões de dólares.

 

As dicas valem para todos, até mesmo para quem não está na cadeira de CEO.

 

Em uma das passagens, ele fala sobre a importância de acompanhar a concorrência, mas não necessariamente seguir, copiar, fazer o mesmo que a concorrência.  

"Observe a concorrência, mas nunca os copie: recebi essa frase de Arnoldo Hax, meu professor de estratégia na Sloan, e a repeti várias vezes, de modo que está arraigada no DNA da HubSpot. É relativamente óbvio neste ponto que a HubSpot compete com a Salesforce.com (um concorrente formidável). Nós os observamos com muito cuidado, mas tentamos não “copiá-los” - Trecho do artigo.

Por que será que destacamos essa lição? Simples, por aqui, a gente ainda vê muitas pessoas preocupadas em replicar a concorrência. 

 

Será que o caminho é esse mesmo?  Leia o artigo completo do Brian no Linkedin. 

GA4, dados e análises para uma operação de mídia escalável e previsível

 

Se você abriu seu Analytics nos últimos dias, deve ter se deparado com várias mensagens sobre a migração do GA Universal para o GA4, certo? Essa mensagem se refere ao novo Google Analytics.

 

Pois é: o GA Universal, em via de regras, deixou de coletar seus dados desde 1º de julho, e foi substituído pela nova plataforma de análise. Mas, antes de falarmos sobre a migração, vamos entender o que muda com o GA4!

 

Visão única entre plataformas
O GA4 oferece uma solução completa de análise unificada entre usuários e métricas do seu site, app e plataformas, possibilitando uma análise da jornada completa dos usuários. 

Análise preditiva e insights com Inteligência Artificial
Com a detecção automática de tendências e alertas sobre possíveis mudanças repentinas no seu site, app ou plataforma, o GA4 pode prever o comportamento de grupos específicos de usuários. 

 

Acionamento inteligente de target
Crie audiências personalizadas com base no comportamento dos usuários e as utilize em campanhas de mídia. 

 

Analysis Hub: profundidade para responder o que precisa
Explore dados de forma profunda, com consultas personalizadas, filtros e segmentações flexíveis. Inclusive, é possível integrar dados e modelos escaláveis com BigQuery.

 

Bacana, não é? Essas mudanças, que não são opcionais, já estão mudando a forma com que analisamos dados Web Analytics. E, para te ajudar nesse processo, acabamos de contratar o Lucas Andrade, head da unidade de Performance e Dados da Hook. 

 

Como dados e mídia paga (e outros canais também) sempre andam juntos, nada melhor do que reforçar nossa unidade que planeja e executa campanhas para aumentar a sua geração de leads por meio de estratégias e segmentações com aplicação direta de Inteligência Artificial e dados.

 

Quer saber mais, só clicar aqui ;)

Digitalks 2023, estaremos lá!

 

Venha ver de perto tudo o que podemos fazer pelos seus times de marketing, vendas e sucesso do cliente no maior evento de tecnologia e economia digital do Brasil. 

 

O Digitalks Expo proporciona uma imersão em um ambiente de negócios e conexões, com palestras, conteúdos e a presença de formadores de opinião apresentando as principais tendências de mercado. 

 

O evento acontecerá nos dias 23 e 24 de Agosto no São Paulo Expo! Não perca!

Growth Hub

 

Como organizar e trabalhar com grandes contas no HubSpot

 

Como você organiza a gestão de ABM e contas-alvo na sua empresa? 


Veja como gerenciar sua estratégia de vendas focada em contas-alvo no HubSpot.

 

O vídeo é didático e completo, vale a pena assistir ;)

gancho-70-video-abm

Outros vídeos do Growth Hub 

  • HubSpot Sales/CRM - Revezamento de reuniões de vendas
  • HubSpot Sales/CRM - Propostas e Orçamentos dentro do HubSpot
Gostou? Não deixe de assinar o canal!

Perdeu as últimas edições da newsletter?
Visite o nosso arquivo. 🗃️

O que estamos fazendo bem? Como podemos melhorar?

Clique aqui e dê o seu feedback

Veja o que estão falando da Hook aqui.

Carlos Tesore

Um abraço e até a próxima!

 

Carlos Tesore

Sócio-fundador, Hook Digital

logo-hook-azul

Tech Agency especializada
em Growth Driven CRM

LinkedIn
Facebook
YouTube
Instagram

contato@hookdig.com
São Paulo | New York

Hook Digital, Rua Funchal, 538, 13° andar - Vila Olímpia, São Paulo, SP 04548-005, Brasil

Cancelar assinatura