4 fatores que farão seu blog realmente gerar leads

Publicado em 8 de Julho de 2015 - Tempo de leitura -

Marcio Cavalieri - Empresário do mercado de Comunicação e Relações Públicas

Siga-me:

Pesquisa recente da Tracto em parceria com a Scup e com mais de 900 profissionais de marketing, apontou que 83% das empresas percebem o blog corporativo como importante ou muito importante para a estratégia de conteúdo, ficando atrás apenas do Facebook, com 94%.

Para a questão sobre plataformas que estão sendo utilizadas na estratégia de digital das empresas, 73% afirmam que já utilizam blogs corporativos. Nota: em 2013, a mesma pesquisa apontou que o mesmo não era considerado.

Esses dados reforçam a evolução da importância dos blogs dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo, principalmente para apoio a uma estratégia Own Media.

Porém, para que um blog seja realmente relevante e traga resultados, é preciso se atentar a quatro fatores fundamentais, sem os quais você corre o risco de ter um blog bem feito e com bom conteúdo, mas sem audiência e sem conversão:


1. Inbound Marketing

Conceber um blog sem estratégias de Inbound Marketing é um desperdício. Não apenas no uso das ferramentas, mas principalmente na aplicação dos conceitos.

Dessa forma, você pode transformar seu blog em um ambiente de atração de leads de verdade, uma vez que terá os subsídios para melhor entendimento do comportamento do cliente e, por sua vez, vai melhorar muito a captação de clientes. Para saber mais sobre a metodologia, conheça os 5 pontos que preparam sua empresa para o Inbound Marketing.


2. SEO e Mídia Online

Junto com as estratégias de Inbound Marketing, você pode se beneficiar da combinação poderosa de técnicas de SEO e investimento inteligente em Mídia Online. Isso ajudará na construção de sua audiência, segmentando e atraindo seu público de interesse.

New Call-to-action


3. Conteúdo baseado nos interesses de seu público

Estudo realizado pela Adobe identificou que 57% das empresas convertem menos de 1% dos visitantes em seus ambientes. O principal responsável por isso é o conteúdo. Sem um planejamento editorial baseado nas necessidades e interesses de seu público-alvo, torna-se difícil reter a atenção do visitante em seu blog. Ou seja, não adianta apenas atraí-lo. É necessário oferecer um bom conteúdo de conversão para que o mesmo se interesse.

Sendo assim, fique atento para as nuances de um conteúdo de atração, que faz com que seu público chegue ao blog, e ao conteúdo de conversão, que possibilita que esse visitante receba um conteúdo de valor adicional e, por sua vez, se interesse em oferecer informações para continuar seguindo e/ou recebendo conteúdos de sua marca).


4. Boas ferramentas para análise e operação

Sem ferramentas adequadas, o trabalho não funciona. Para isso, é fundamental que seu blog opere em uma plataforma que permita essa integração. Há diversas ferramentas no mercado, cada uma com suas características e que podem ser mais adequadas para seu tipo de negócio, desafio ou porte. Entre elas, destacamos a americana Hubspot, uma das pioneiras no mercado e que possui entre outras vantagens, a integração com CRM próprio.

No Brasil, temos a Resultados Digitais, que atende muito bem as necessidades de pequenas empresas. A dica aqui é: pesquise, aproveite e faça as certificações que muitas oferecem, teste e selecione a que for mais adequada para seu desafio. Seguindo esses passos, certamente seu blog terá mais chances de gerar leads qualificados.


New Call-to-action

Posts relacionados

Vamos crescer juntos? Fale com a gente.

Resultado da busca