5 dicas para tornar o conteúdo de Inbound Marketing mais atraente

Publicado em 28 de Agosto de 2015 - Tempo de leitura -

Jacqueline Alves - Analista de Marketing Digital apaixonada por cultura japonesa, RPG e livros.

Siga-me:

Produzir conteúdo nem sempre significa que os textos criados pelos redatores de sua equipe, agência ou freelas serão bem aceitos pelo público-alvo, que geralmente é pressuposto com base em achismos e não em entrevistas e análise, que são formas assertivas de chegar na persona ideal. Como consequência, os resultados podem ficar cada vez mais distantes, prejudicando todo o planejamento estratégico.

Pensando nisso, fizemos uma lista com cinco dicas para tornar o conteúdo mais relevante para seu público-alvo. Antes disso, analise sua atual estratégia ou campanha em três pontos essenciais:

  • 1. O conteúdo está gerando vendas?
  • 2. O conteúdo está ajudando a economizar custos?
  • 3. O conteúdo reteve os visitantes e clientes, além de deixá-los satisfeitos e com as necessidades respondidas?

Se não conseguiu responder “sim” para todas as perguntas, repense nos processos estratégicos e reflita sobre as recomendações abaixo:


1- Tenha uma boa equipe (interna, agência ou freela)

Há quem siga a premissa de que “o conteúdo é rei”, porém, o mais correto seria dizer que “conteúdo de qualidade é rei”. Para alcançar esse nível, um time de bons profissionais é fundamental. Não vale a pena economizar na hora de contratar redatores, seja para trabalhar internamente ou freelas.

Atente-se ao portfólio, valor cobrado por texto ou lauda e variedade de clientes trabalhados. Além disso, não se esqueça que a qualidade de um conteúdo depende de alguns fatores:

  • - Profundidade: conteúdos que exploram bem os assuntos tratados têm mais chances de convencer a audiência, além de garantir credibilidade;

  • - Textos diretos: os posts não precisam ser extensos, mas também não devem ser muito curtos e vazios. O ideal é que sejam direcionados ao ponto de dúvida, necessidade ou problema específico da persona e que tenham, no mínimo, 1000 caracteres para aparecer com mais frequência nos resultados de busca;

  • - Conteúdo variado: a variação de temas e mídias não cansa o leitor, portanto, vale a pena investir em publicações interessantes ao público (que sejam estratégicas) e usar outros recursos disponíveis, como vídeos, infográficos, whitepapers, entre outros;

  • - Experiência do usuário: seu conteúdo precisa ser agradável para conquistar autoridade na web. Para isso, crie um padrão de formatação, estilo, layout e opção mobile (site responsivo).

Se está com dificuldade para encontrar o profissional que tanto deseja, leia o post: “As 4 competências do gap de talento no Marketing Digital”.


2 - Seja consistente

O mais importante para o sucesso de seu conteúdo é não desistir no meio do caminho. Tenha em mente que os resultados não serão instantâneos. É preciso analisar quais posts estão performando melhor e ter metas reais que devem ser batidas em, no mínimo, seis meses.

New Call-to-action


3 - Escolha os canais de comunicação pensando em seu público

Estar em muitos lugares nem sempre trará os resultados desejados e geralmente pode gerar problemas. Essa afirmação também pode ser traduzida pelo clichê, que é bem conveniente agora, de que quantidade não significa qualidade.

Você pode até administrar três redes sociais de seu negócio com tranquilidade, mas é preciso analisar se elas são estratégicas. Vale a pena gastar o tempo de sua equipe de conteúdo em algo incerto, que não tem relação alguma com seu público-alvo? Tudo que não estiver dando certo deve ser descartado.

Falando em redes sociais, aproveite para descobrir como usá-las na estratégia de Inbound Marketing.


4 - Dê prioridade para o que realmente importa

É provável que você tenha uma lista de objetivos extensa que deseja alcançar com sua estratégia de conteúdo. Porém, ter metas em excesso pode gerar muitas dúvidas, como: “qual devo focar?” ou “será que a primeira é mais relevante que a última listada?”.

Essa reflexão é fundamental para fazer a divisão das prioridades que realmente importam no momento.


5 - Observe o que a concorrência e grandes marcas estão fazendo

Analisar a abordagem, o tipo de conteúdo e as ferramentas que concorrentes e grandes marcas estão usando pode ajudar a ter ideias. Porém, vale lembrar que tamanho físico e exposição na mídia desenfreada não significam qualidade do conteúdo.

Muitas vezes, pequenos negócios conseguem obter resultados mais satisfatórios em Marketing Digital, porque aplicam suas estratégias de forma criativa, além de interagirem com o público certo, de acordo com a persona criada nas primeiras etapas do processo de Inbound Marketing.

O conteúdo é a alma do Inbound Marketing ao lado das personas. É preciso ter em mente que seu principal objetivo é atrair, converter e qualificar seus potenciais consumidores, mas sempre a partir das necessidades deles, não da empresa. Com isso em mente, reúna sua equipe e coloque as dicas em prática!

 

New Call-to-action

Para outros insights, clique aqui: Atrair

Posts relacionados

Quer falar sobre resultados? Dá um alô na gente. ;)

Resultado da busca