6 dicas para elaborar um planejamento de Inbound Marketing

Publicado em 19 de Agosto de 2016 - Tempo de leitura -

Nicole Vilani - Assistente na Hook Digital

Siga-me:

Ações de marketing são essenciais no desenvolvimento e crescimento de uma empresa, isso não tem o que discutir. Porém para elas gerarem resultados é necessário traçar um caminho antes da execução.

Post_LeadInteligence2.jpg

Um dos maiores erros recorrentes das equipes de marketing, é sair implementando ações sem pensar no planejamento, sem definir aonde quer chegar e qual resultado esperado.

Isso acontece porque geralmente as ações de marketing não estão gerando resultados satisfatórios e a pressão para colocar um projeto novo no ar, que potencialmente trará mais retorno, é alta. Com isso, tudo vira prioridade e tudo é para ontem. O time interno ou agência contratada passa a correr atrás do relógio e fazer conteúdos, blog e landing page sem planejar. Isso mais para a frente “explode” e mostra os prejuízos, que são: resultados negativos, perda de dinheiro e tempo, e principalmente, cria-se uma descrença na estratégia de Inbound Marketing.

Pensando nisso, separamos um passo a passo básico do que deve ser analisado e feito no planejamento estratégico de Inbound Marketing. Confira!

 

1- Definição de objetivos e vendas

Esse tópico é um dos mais importantes e cruciais. Saber aonde você quer chegar te ajuda a definir objetivos, metas, projetos e atividades.
Dica: faça uma reunião com a equipe de marketing e vendas, alinhe as metas de leads e posicionamento de marca.


Leia também: Como alinhar a estratégia de Inbound Marketing com processo de vendas

 

2- Análise de mercado

planejamento_de_marketing_5.png

Para suas ações darem certo, é preciso que elas estejam condizentes com a situação atual do mercado e como a sua empresa se posiciona nele. Analise e conheça a concorrência, fornecedores e clientes, e entenda o que eles falam e como se posicionam, isso vai te mostrar um caminho de pontos positivos e negativos, que te ajudará a adicionar um diferencial aos seus produtos ou serviços, e atingir um maior número de clientes.

 

3- Definição do público-alvo

Essa é uma das etapas que direcionará a estratégia, pois é por ele, seu cliente, que chegamos até aqui.

Pense na pergunta: qual é o cliente ideal para você? Como ele se comporta? Quais problemas meu produto ou serviço resolve?

Saber a resposta é ideal para que seus resultados sejam certeiros. Conhecer o seu público te direciona para o que, quando, como e onde falar com eles.

 

4- Estratégia de Canais

planejamento_de_marketing_3.png

Geralmente as empresas estão no LinkedIn, Facebook, Blogs, Twitter, Pinterest etc, mas a pergunta que fica é: será que o seu público está presente nessas redes? Quais canais sua empresa deve utilizar?

Escolher os canais digitais pode até parecer simples, mas ele requer avaliação do público da sua empresa. Avalie as características dos clientes, veja em quais redes sociais eles estão e com isso você saberá onde sua marca deve estar.

Dica: não duplique os conteúdos. Cada canal necessita de um plano de ação.

 

5- Estratégia de Conteúdo

planejamento_de_marketing_2.png

O marketing de conteúdo quer nada mais do que atrair e educar os clientes, por isso mantenha uma linguagem adequada e informações relevantes, pois é através dele que as personas serão atraídas e é ele que vai responder as dúvidas e dores delas.

Dica: planeje os conteúdos pensando sempre no funil de conversão do cliente e não se esqueça do SEO, é ele que vai tornar seu texto otimizado para a busca orgânica.

 

6- Alinhamento de marketing e vendas

Um erro comum é a falta de alinhamento entre marketing e vendas. Para que a sua estratégia não tenha esse problema, entenda como alinhar os times, e com isso você saberá quais são os leads mais prováveis para fechar e um feedback sobre a qualidade deles.

 

Agora que você já sabe o passo a passo para um planejamento de marketing de sucesso, é hora de começar o seu.

Como última dica, tenha paciência para a execução de alguma ação de marketing. Um trabalho bem feito, não precisa ser refeito!

Veja como não fazer: Os 10 erros mais comuns em um projeto de Inbound Marketing

Para outros insights, clique aqui: Fidelizar

Quer falar sobre resultados? Dá um alô na gente. ;)

Resultado da busca