Como acelerar os resultados de Inbound Marketing

Publicado em 12 de Novembro de 2015 - Tempo de leitura -

Felipe Collins Figueiredo - Executivo de Marketing Digital e apaixonado por processos criativos, empreendedorismo, música, tecnologia e futebol.

Se você clicou neste post, independentemente se foi via busca orgânica, Facebook, LinkedIn, acesso direto ou qualquer outra origem, provavelmente está interessado em acelerar os resultados de Inbound Marketing. Afinal, essa é a pergunta a ser respondida nas próximas linhas (e prometo uma boa resposta).

Mas antes de começar a explicar quais são as táticas “aceleradoras” mais usadas e recomendadas, um conselho: vamos com calma. Inbound Marketing não é miojo, dois minutos e pronto. No post “Quanto tempo devo esperar para o Inbound Marketing dar resultado?”, você pode ver uma estimativa de tempo até o resultado pretendido.


Também é necessário apontar algumas premissas para o sucesso desses aceleradores: um bom planejamento, frequência de conteúdo, mapeamento de conversões, relacionamento com o contato e, claro, mensuração non-stop.


Mas agora vamos ao que importa: existem algumas táticas que aceleram o tempo de obtenção de resultados de inbound, valendo-se de outras iniciativas de Marketing Digital. Listo algumas delas:

 

Compra de mídia

Compra de mídia pode ser inbound? Sim, pode! Por mais que essencialmente seja considerada como uma linha “outbound”, é possível comprar mídia online direcionando para o seu conteúdo rico e engajador, e com isso gerar leads e negócios. Essa é uma das ações recomendadas em início de projeto para impulsionar o desempenho de novas páginas.

E falamos de mídia independente do formato, seja ela display, programática, palavras-chave, redes sociais ou qualquer outro. A grande questão aqui é: você precisa responder a uma demanda latente de seu público por meio do conteúdo.


Exemplo: se o seu consumidor está buscando “como solucionar um quebra-cabeças de 150 peças”, a mídia deve ser direcionada para o conteúdo que ensine e dê dicas de como solucioná-lo, e não para a página de produtos de sua loja de brinquedos.


Atuação em redes sociais

As redes sociais são outro bom acelerador de desempenho, por seu potencial de divulgação e geração de tráfego adicional para o site. Com isso, além de se reforçar a marca, você também amplia sua base de atuação – e ainda tem a chance de se tornar popular entre seu público-alvo.

Mas analise antes de postar: seu público está em qual rede social? Esse público quer receber alguma coisa de seu negócio nesta mídia ou está lá só para ver vídeo de gatinho e postar fotos de família?


De qualquer forma, após estudar em quais redes sociais deve apostar e segmentar bem sua base, até a compra de mídia para posts inbound é recomendável: você atinge um potencial público incremental bem interessante, especialmente para o que chamamos de “topo de funil”: aquele usuário que tem um problema, dúvida ou necessidade, mas ainda não sabe como solucioná-lo.

 

Trabalhe com quem você conhece

Você já tem uma boa base de leads e contatos que poderia se beneficiar do seu conteúdo? Não se esqueça deles. Por mais que eles tenham conhecido sua empresa de outra forma, o conteúdo pode ser a chave para que eles eliminem dúvidas e/ou vejam maior valor em sua oferta, e com isso decidam por fazer negócio com a sua empresa.


Isso vale para contatos que você já tenha se relacionado por meios digitais (mas, por favor, planeje o seu contato: não envie spam) ou mesmo para ajudar a impulsionar e aproveitar atividades off-line: você pode criar uma landing page específica para um evento ou de uma ação de marketing de sua empresa, tanto para mensurar a efetividade dessa iniciativa off-line quanto para aproveitar o público existente nessas ações, direcionando-o para um conteúdo relevante.

 

Integração

Parece óbvio, mas muita gente não alinha o blog com outras ações de marketing – ou sequer o site oficial do próprio negócio. Essa é uma das questões mais fundamentais: se você quer resultados, é primordial integrar o projeto de Inbound Marketing com toda a sua estratégia. Sozinho e isolado, é impossível obter dados animadores.

Vale lembrar também: embora os resultados não sejam imediatos, comece a mensurar o desempenho de Inbound Marketing imediatamente. Essa mensuração contínua trará insights para melhorar sua performance e corrigir possíveis desvios de rota.

New Call-to-action

Para outros insights, clique aqui: Atrair

Posts relacionados

Quer falar sobre resultados? Dá um alô na gente. ;)

Resultado da busca