Como descobrir se está na hora de trocar seu CRM de vendas

Publicado em 14 de Dezembro de 2019 - Tempo de leitura -

Carlos Tesore - Sócio-fundador da Hook Digital

Siga-me:

Muitas empresas estão com dificuldades para atingir suas metas de vendas. Em muitos casos, uma ferramenta de CRM desatualizada é um grande problema. Pensando nisso, listamos 8 sinais que mostram porque você precisa de uma nova solução de CRM.

É muito comum encontrar gestores de vendas sofrendo para entregar suas metas de vendas, os número não fecham, resultado fica comprometido e a pressão aumenta.

Outro problema bastante familiar é o alto esforço para escalar as vendas. As variáveis são muitas, mas as pessoas, processos e tecnologia sempre são fatores de sustenção de qualquer área comercial que precisa escalar e acelerar o crescimento de receita.

Falando especificamente de tecnologia, as ferramentas de CRM nem sempre ajudam o time de vendas. Toda semana visito quatro ou cinco empresas e a frase que ouço com frequencia é que o CRM não é atualizado pelo time de vendas ou em alguns casos o time nem utiliza uma ferramenta. 

Pensando nisso, listei aqui 9 situações de sinalizam que está na hora de você buscar uma nova solução. 

Por que sua empresa precisa de um CRM de vendas completo

 

1 - Falta de uma ferramenta única para acessar os  dados de leads, prospects e clientes

Você pode estar se perguntando: "Não consigo gerenciar os dados de meus clientes em uma planilha do Excel?" Sim, você certamente pode. 

Ainda mais se você gosta de gastar seu precioso tempo procurando planilhas, e-mails e folhas de papel para encontrar todos as informações de seus contatos. Neste caso, você definitivamente não precisa de um CRM.

O CRM completo e fácil de usar fornece um registro completo e preciso de todas as interações da sua equipe com um possível cliente em apenas um clique, com isso você pode acessar dados em segundos, analisar histórico, conversas e tomar decisões de vendas rápidas e corretas. Na prática, isso ajuda vender muito. 


 

2 - Ter que registrar as interações com os clientes e prospects manualmente

Muitas vezes os leads adoram responder às mesmas perguntas repetidamente durante o processo de vendas, ainda mais quando o ciclo é longo. Assim como todo vendedor precisa sempre rever as anotações manuscritas de cada ligação, tentando lembrar tudo que foi dito na última conversa.

Ter todas as interações com o cliente salvas automaticamente por qualquer pessoa de sua equipe é fator de sucesso para impulsionar as venda. Isso só é possível com uma ferramenta de CRM completa. 

No HubSpot CRM, por exemplo, um simples clique no gerenciador de email permite que todos os emails enviados sejam registrados automaticamente no sistema. Essas informações fica, disponível para todas as pessoas acessar quando necessário e em qualquer lugar.


 

3 - Problemas de comunicação com prospects, leads e clientes 

Quem já não teve que contar a mesma história para a mesma empresa duas, três ou até mais vezes. As operadoras de telefonia são craques nisso. Você liga e explica seu problema para o primeiro atendente, depois explica de novamente para outra pessoa e assim vai. 

No B2B não é diferente, as vezes explicamos a mesma situação para o suporte, depois para o financeiro, depois para o gerente da conta. Isso é reflexo de processos e sistemas desintegrados e com muita fricção, além da falta de cultura de colocar o cliente no centro da estratégia de negócio. 

Sem um CRM que disponibilize todo o histórico de relacionamento, fica impossível resolver esse problema. Ninguém na empresa consegue visualizar o que já foi feito (ou conversado) com um determinado contato, seja lead ou cliente, se tem chamado aberto no suporte ou alguma reclamação, e etc. Sem isso não dá para entender o próximo passo.

Quando o registro das atividades é inconsistente, passar um lead de um vendedor para outro se torna desafiador e faz com que os resultados sejam prejudicados. 


4 - Falta de sinergia entre marketing e vendas

As informações passadas de marketing para vendas são confiáveis, consistentes e tem qualidade? Se a resposta é não, sua empresa tem um grande problema de integração entre marketing e vendas (aqui falamos mais sobre SLA entre mkt e vendas). 

Também é comum o executivo de vendas iniciar o trabalho com um lead novo sem ter informações básicas sobre quem é o lead ou porque eles estão interessados ​​no seu produto ou serviço.  É praticamente um voo cego, a conversa começa novamente do zero, sem qualquer preocupação em continuar a relação que já foi iniciada no marketing.

As empresas que utilizam o CRM da HubSpot não tem esse problema, pois todo histórico de marketing do lead fica registrado e qualquer executivo pode acessar imediatamente. 

É possível saber os emails abertos, campanhas de marketing que o lead interagiu, páginas do site visitadas, artigos lidos, conteúdos baixados, formulários preenchidos, etc.  


 

5 - Dificuldades para escalar vendas

Se você não quer escalar vendas, definitivamente adie o uso de um CRM. Com um, dois ou cinco clientes, é possível acompanhar manualmente todas as interações. Para manter os negócios pequenos, continue acompanhando manualmente.

Mas quem não quer escalar vendas? Triplicar ou até quadruplicar a receita, fazer com que seus vendedores passem o tempo todo registrando informações de leads e clientes é um grande impedimento para seu crescimento.

O uso de um CRM feito para você permite uma análise completa de atividades de seus vendedores, facilita o entendimento de quais estratégias e processos funcionam melhor e ajuda a equipe fechar mais negócios de maneira geral.

 


6 - Necessidade de economizar tempo automatizando processos de negócios

Você está trabalhando em vários sistemas para manter os contatos com leads (e-mail, bate-papo, redes sociais e telefone) e passa muito tempo mudando de um sistema para outro, registrando manualmente as anotações de cada interação?

Se boa parte do seu time de vendas gasta seu tempo trabalhando em vários sistemas, definitivamente está na hora de você adotar um novo CRM. 

O HubSpot CRM permite que os vários sistemas com os quais você trabalha se comuniquem, oferecendo automação prática fácil para seus principais processos de negócios. 

Um exemplo de integração é o Sales Navigator. 

Sales Navigator HubSpot


 

7 - Dificuldade para acompanhar o fluxo de leads

A demanda está aumentando e você tem mais leads do que sabe ? Ou mais lead do que tem capacidade de atender? A falta de um CRM muita vezes é a principal causa dessa situação. 

 Com CRM você pode manter um fluxo constante de leads, priorizar os mais importantes, entender a evolução, próximos passos, perdas ou leads parados no funil, etc. Com essa informação seu time de vendas esta sempre no controle, nenhuma informação é perdida ou lead é esquecido ao longo do processo, independente do volume de leads.


Aqui estão as 10 dicas para você realmente ter mais resultados com o CRM da HubSpot.


 

8 - Relatórios manuais 

Acompanhar os relatórios com frequência é de longe parte favorita do gestor de vendas, certo? Teoricamente sim, desde que as informações sejam de qualidade, confiáveis e atualizadas automaticamente. 

Usando o CRM da HubSpot, você tem acesso ao painel completo de performance de vendas, além disso, consegue personalizar análises e extrair os relatórios necessários com apenas um clique de um botão. 

Se você chegou até aqui e percebeu que está na hora de adotar um CRM novo ou substituir o atual, a pergunta mais comum nessa hora é: mas quanto custa um CRM com todos esses recursos? 

A boa notícia é que o HubSpot CRM tem uma versão gratuita que oferece ferramentas de economia de tempo, gestão e controle. É fácil de usar e oferece visibilidade do seu pipeline de vendas com dados atualizados. 

Além do gerenciamento de contatos, você pode desfrutar de recursos como agendamento de reuniões, modelos de email, chat ao vivo e muito mais em uma interface bem simples.

Pronto para começar sua jornada com o CRM da HubSpot?

Peça agora um diagnóstico gratuito de vendas e CRM. 

Vamos crescer juntos? Fale com a gente.

Resultado da busca