Como usar as redes sociais na estratégia de Inbound Marketing

Publicado em 16 de Julho de 2015 - Tempo de leitura -

Carolina Garcia - Gerente de Atendimento e Serviços na Hook e amante das artes.

Diante do cenário de adaptação, onde empresas e executivos buscam acompanhar o dinamismo do mundo digital, as redes sociais surgem como um desafio que exige ainda mais agilidade.

Junto com elas, a comunicação deixa de ser unilateral e passa a ser uma via de mão dupla, colocando de ponta cabeça tudo que vinha sendo feito há anos. O tal público-alvo (as tais personas no mundo do Inbound Marketing) discutido nas reuniões de marketing das empresas já tem voz, nome, foto e muito mais.

Aos trancos e barrancos, as empresas e agências de marketing acabaram se adaptando às redes sociais. Contudo, nem sempre conseguem utilizá-las de forma correta, principalmente quando começam a pensar em usar Inbound Marketing (IM) como estratégia.


O que tudo isso tem a ver com Inbound Marketing?

O conceito de IM impulsiona o que muitas empresas desdenham ou simplesmente não sabem como fazer: compartilhar o que o público realmente quer saber, não o que a empresa quer falar, geralmente sobre si mesma.

Entendendo as personas com profundidade, as redes sociais ajudam a potencializar o alcance do conteúdo, que deve ser focado na etapa da jornada de compra de cada visitante de plataforma própria de conteúdo (geralmente um blog): consciência (awareness), consideração (consideration) e decisão (decision), já apresentado em nosso primeiro ebook “Inbound Marketing: o que sua empresa precisa saber”.

Lembre-se que o papel das personas é reunir informações pessoais e profissionais do visitante potencial de seu blog (que pode se tornar um lead), como os problemas que deseja solucionar e os detalhes da vida cotidiana, incluindo assuntos que foram encontrados nas pesquisas e entrevistas feitas antes do início do desenvolvimento.

New Call-to-action

Sabendo disso, a etapa de criação das personas jamais deve ser excluída da estratégia de IM e, com ela pronta, torna-se viável integrar a comunicação do blog às redes sociais, que também precisam ser escolhidas com cuidado, adequando-as ao seu negócio.

Fizemos um post interessante sobre o processo de compra, personas e inbound em "Marketing Digital: aderir ou não já não é mais uma opção".


Qual é a verdadeira finalidade das redes sociais na estratégia de IM?

As redes sociais são essenciais em todas as etapas do funil, especialmente na atração e conversão. Elas ajudam a expor o conteúdo do blog, das páginas de conversão (landing pages) ou de outro meio relevante para as personas.

A publicação deve ser periódica e os temas dos textos focados no que os clientes desejam saber, entender e/ou comprar. Com isso, os resultados positivos em engajamento podem se tornar realidade, desde que a estratégia de relacionamento esteja envolvida no processo.

Segundo o Social Media Examiner, 83% dos marketeiros disseram que as mídias sociais são importante para seu negócio.

A pesquisa da State of Inbound Marketing afirma que 62% dos executivos dizem que as mídias sociais se tornaram mais importantes para as campanhas de marketing nos últimos seis meses. Ou seja, aproveitar o poder de difusão das redes sociais para entregar conteúdo de atração é a chave para o sucesso.

Para finalizar, veja as 7 boas práticas que selecionamos abaixo e reflita se já está fazendo cada uma delas, estrategicamente:

1.
Respeite a especificidade de cada rede;
2. Inclua as redes sociais em sua estratégia de IM;
3. Leve o tráfego disperso das redes sociais para seu blog;
4. Divulgue o conteúdo de seu blog nas redes sociais;
5. Mensure os resultados obtidos;
6. Faça uma análise dos dados mensurados para saber se está cumprindo os objetivos específicos de sua estratégia;
7. Mantenha o relacionamento ativo (CRM) e o conteúdo atualizado.

Veja como não fazer: Os 10 erros mais comuns em um projeto de Inbound Marketing

Para outros insights, clique aqui: Converter

Posts relacionados

Mais sobre Converter

4 erros comuns em projetos de desenvolvimento de sites

Carlos Tesore

5.set.2016
Mais sobre Converter

O que é Growth Driven Design (GDD)?

Carlos Tesore

19.fev.2016
Mais sobre Converter

Quais são as táticas de marketing mais superestimadas?

Felipe Collins Figueiredo

14.dez.2015

Quer falar sobre resultados? Dá um alô na gente. ;)

Resultado da busca