Em busca do unicórnio: o profissional de marketing perfeito - PARTE I

Publicado em 12 de Maio de 2015 - Tempo de leitura -

Augusto Pinto - Co-fundador do Grupo RMA

Siga-me:

O mundo entrou na era do marketing de conteúdo, focando utilidade, contextualização e experiência de uso da marca pelo público.

No entanto, a maioria dos CMO’s continuam com esforços inteiramente em eventos, publicidade, imprensa, campanha de marketing direto, entre outros.

Mesmo já tendo conhecimento da importância do digital em suas estratégias e utilizando termos de momento, como monitoramento de redes sociais, engajamento, targeting, links patrocinados, SEO, entre outros, existe uma lacuna no marketing brasileiro que pode ser reavaliada.


Qual é o desafio do Marketing Digital?

Entre as estratégias de marketing e as expectativas do público existe um enorme "gap", explicado pela dificuldade de compreender o público e seu comportamento inquieto e imprevisível. O maior driver da perplexidade dos CMO’s é o Marketing Digital.

Simples em sua concepção, um grande desafio para quem se arrepia diante de termos tecnológicos como big data, analytics, vlogging, plugins e outras nomenclaturas que provavelmente citaremos aqui e que dentro de alguns dias perderão seu sentido (ou serão substituídas por outras). Este é o reflexo e o desafio do mundo digital.


Gap de talentos: como resolver?

Dentre as lacunas provocadas pela rápida ascensão do Marketing Digital, temos o gap de talentos, o gap tecnológico e o gap de estratégias. Dos três, o gap de talentos é o mais difícil de ser resolvido. O profissional de marketing com expertise em Marketing Digital é como um unicórnio: ele simplesmente não existe.

Como o tema é novo, as escolas ainda não estão prontas para  "marketeiros digitais". Esses unicórnios são construídos dentro dos departamentos de marketing das empresas, aprendendo com a prática, pelo velho método da tentativa e erro. E quem tem os unicórnios os preserva, tornando-se difícil atraí-los para as empresas que não os têm.



Qual é a estratégia para conquistar o unicórnio?

A estratégia para conquistar esses seres tão raros, e especiais, está em focar nos perfis e nas experiências segmentadas de cada um. Procure por profissionais híbridos, que já tenham tido alguma experiência com softwares de análise de informações, que sejam criativos, que tenham viés para copywriting (conversão de textos entre diferentes canais).

Ter uma genética geek também é um bom diferencial, e conhecer automação de marketing, social networking, campanhas mobile fazem seu profissional uma joia a ser lapidada.

No próximo post, vamos falar dos gaps tecnológico, de estratégia e refletir com alguns dados da Adobe e outras empresas que buscam respostas para o novo mercado digital. Continuem acompanhando nosso blog!


New Call-to-action

Para outros insights, clique aqui: Converter

Posts relacionados

Mais sobre Converter

4 erros comuns em projetos de desenvolvimento de sites

Carlos Tesore

5.set.2016
Mais sobre Converter

O que é Growth Driven Design (GDD)?

Carlos Tesore

19.fev.2016
Mais sobre Converter

Quais são as táticas de marketing mais superestimadas?

Felipe Collins Figueiredo

14.dez.2015

Quer falar sobre resultados? Dá um alô na gente. ;)

Resultado da busca