7 fatores para avaliar ao contratar uma agência de Inbound Marketing

Publicado em 17 de Agosto de 2015 - Tempo de leitura -

Carlos Tesore - Sócio-fundador da Hook Digital

Siga-me:

Se sua empresa decidiu adotar o inbound como parte da estratégia digital e você está buscando uma agência de Inbound Marketing para ajudar nesse desafio, tenha muito cuidado com a escolha.

Algumas agências estão oferecendo esse serviço com pouca experiência, baixo conhecimento ou pouca capacidade para gerar resultados consistentes. Pensando nisso, decidimos listar alguns fatores relevantes para você avaliar no momento da escolha.

Falar dessa estratégia de marketing está cada vez mais comum em reuniões de estratégia e vendas, especialmente em tempos de crise. Vale lembrar que o esse trabalho pode dobrar ou até triplicar o número de leads gerados e trazer uma economia de até 62% nos custos operacionais em comparação às iniciativas de Outbound Marketing.

Só para você ter uma uma ideia do potencial: um cliente da Hook que vende software para empresas, depois de um ano de projeto, multiplicou por 7 (sete) a taxa de conversão de leads qualificados e aumentou em 2.6x o número de novos contratos fechados a partir dos canais digitais.

A decisão de adotar ou não é uma tarefa nada fácil. Exige uma análise minuciosa de oportunidades e potencial de resultados em relação às metas de venda da empresa, recomenda-se também um estudo prévio da demanda e comportamento do público-alvo na internet. Não deixe de avaliar a capacidade da empresa em alocar recursos, tempo e pessoas no projeto, sem isso é melhor nem começar.

Qualquer projeto com esse objetivo demanda planejamento, disciplina e regularidade de implementação. Também exige um compromisso significativo, requer tempo e uma combinação de diversas habilidades e muitos talentos.

O caminho mais fácil e indicado é contar com o apoio de um parceiro (agência) que conheça bem o assunto, especialmente uma agência de marketing digital especialista em Inbound, certificada e referenciada por grandes empresas de software de automação, com clientes e cases de sucessos.

A contratação da agência pode ser simples, basta pesquisar na internet, conversar com a agência digital atual ou ainda pedir algumas indicações e pronto, tudo resolvido! Mais ou menos, aqui temos um grande fator de risco: se agência não estiver preparada para atender suas necessidades, dificilmente você conquistará os resultados que precisa para atingir as metas de vendas.

New Call-to-action

Então, diante desse cenário, preparamos uma lista com sete critérios que você deve avaliar na hora de escolher uma agência:


1 - Especialização é essencial

Esse é o primeiro e mais importante critério que você deve avaliar no momento da decisão, especialmente porque muitas agências digitais, especializadas em outras áreas e de olho no potencial desse mercado, estão partindo com tudo para o mundo Inbound.

Aqui, não há qualquer crítica às agências, aliás esse é um movimento natural em mercados com barreira de entrada próximo de zero, porém, como Inbound Marketing exige conhecimento, experiência e certificação, a escolha por uma agência especializada fará toda diferença.


2 - Referências e cases

Além da especialização, avalie também as referências, base de clientes e cases de sucesso (e insucesso) de projeto de Inbound Marketing da agência.

É comum agências não especialistas apresentarem muitos cases ou grandes marcas no portfólio de clientes, mas cuidado, peça referências e cases de empresas com estratégias de inbound como plataforma principal de presença digital. Avalie os desafios e os resultados obtidos pela agência, se possível, peça para conversar com um ou dois clientes. 

A melhor credencial de uma agência são os clientes falando bem da própria agência. 


3 - Conhecimento e experiência

Tempo de experiência e conhecimento em relação às práticas de topo, meio e fundo de funil são fatores que podem jogar muito ao seu favor durante a implementação do projeto.

Apesar de o conceito ser novo no Brasil, já é possível encontrar agências com mais de dois anos de experiência em Inbound Marketing - prefira essas agências. Essa escolha trará um bom aprendizado para seu projeto em relação ao que funciona e, principalmente, ao que não funciona.

Aqui o segredo é: quanto mais quilômetro rodado melhor.



4 - Equipe certificada

Outro critério importante está relacionado ao time de profissionais da agência, todos (preferencialmente) devem ter certificações de Inbound ou Marketing Automation.

Empresas como Hubspot, Resultados Digitais, Marketo e Oracle oferecem excelentes programas de certificação, conceitual e técnica, para agências digitais. Inclusive, temos um post sobre a certificação da HubSpot e mais um sobre as etapas para obter o certificado.

Então, fica a dica: prefira uma agência certificada.


5 - Conhecimento de negócios

O conhecimento de negócios da agência tem um peso importante dentro da estratégia de inbound, sendo assim, esse critério tem sua parcela de relevância na hora da escolha.

Como você pode avaliar o conhecimento de negócios da agência? A resposta é simples: qualquer agência especializada iniciará a conversa sempre pela pauta de negócio e vendas, para depois chegar nas estratégias de inbound.

Esse conhecimento é importante para o projeto? Sim, porque as entregas de inbound devem estar 100% integradas às estratégias de negócio da empresa.


6 - Inbound Sales

Eu diria que a integração do Inbound Marketing com o processo e ciclo de vendas de sua empresa é condição de sucesso para o projeto, sem isso, dificilmente os resultados serão satisfatórios.

Sendo assim, é essencial que você avalie se a agência apoiará essa integração, pergunte de que forma os leads serão transferidos para vendas e como devem tratados pelo time de vendas. Resumindo, avalie se a agência está preparada para falar sobre Inbound Sales.



7 - Estrutura física e porte da agência

E por último, visite a agência, analise a estrutura física, porte e o ambiente do parceiro. Você prefere colocar seu projeto em um agência bacana, criativa, cool e bem estruturada ou prefere apostar em uma empresa tradicional?


New Call-to-action

Para outros insights, clique aqui: Atrair

Posts relacionados

Quer falar sobre resultados? Dá um alô na gente. ;)

Resultado da busca