HubSpot CRM: Um CRM gratuito para pequenas e médias empresas

Publicado em 11 de Julho de 2016 - Tempo de leitura -

Carlos Tesore - Sócio-fundador da Hook Digital

Siga-me:

Quem tem filho pequeno sabe que muito em breve terá dificuldades para mantê-lo sob controle, será quase impossível impedir que ele saia com a namorada, curta as baladas e viaje para fora da cidade com os amigos. No mundo corporativo a realidade na relação o cliente e a empresa é a mesma. O cliente evoluiu, deixou de ser manipulado pelas marcas e hoje está no controle.

Isso mesmo, não tem como negar que o jogo mudou, que consumidor tem independência e que cada vez mais controla o processo de compra. Em alguns casos percorre até 60% da decisão sem ao menos falar com o possível fornecedor. E a dura verdade é que se você não mudar seu processo de vendas rapidamente seu resultado será prejudicado.

 

Além da mudança do comportamento de compra e processo de vendas, não podemos esquecer da tecnologia. Os bons e velhos softwares de automação de vendas ou CRM deixaram de ser sistemas de registro de vendas e controle de vendedores para se tornarem poderosas ferramentas de conhecimento do cliente e suporte ao vendedor, adaptadas aos estágios de compra e não ao processo do vendedor. Aliás vale lembrar que essa é a essência do Inbound Sales - entenda o que é Inbound Sales.

 

E falando em softwares de CRM, a bola da vez é o CRM da HubSpot: um CRM totalmente gratuito, pelo menos por quanto, para usuários e número de contatos ilimitados. Uma plataforma, que segundo Brian Halligan, CEO da HubSpot, foi desenvolvida para trabalhar para a empresa e não o inverso (guarde essa frase!), como acontece com a maioria dos softwares atuais. 

 

O que é o CRM da HubSpot:

crm_da_hubspot_1.jpg

Resumidamente, o CRM da HubSpoté um software que permite controlar o processo de vendas com facilidade, permitindo um gerenciamento completo de leads, prospects e pipeline de vendas. Até aqui nada muito diferente dos demais, além da gratuidade, certo? Pois é, a grande diferença está na concepção do software, nas funcionalidades e flexibilidade em adaptar as etapas de vendas ao cliente, integrar marketing e vendas em único lugar e, principalmente, gerar uma experiência única e personalizada ao logo de toda jornada.

 

Nós dá Hook assistimos ao vivo o lançamento do CRM no evento da HubSpot em 2015 nos Estados Unidos e fomos umas das primeiras agências no Brasil a implementar e testar na prática os novos conceitos. E estamos realmente surpreendidos e satisfeitos, especialmente quando comparado com alguns outros softwares não gratuitos, tanto que resolvemos fazer um pout pourri das principais funcionalidades. 

 

1- Aprendizado em minutos, não meses

Entre na HubSpot, faça a solicitação de cadastro e pronto, pode começar a usar. Neste momento já é possível mudar as etapas do processo de vendas sem a necessidade de treinamento ou apoio do pessoal da área de tecnologia para configurar a máquina e instalar. É tudo fácil, ele permite que sua empresa saia jogando no minuto zero, mantendo o foco no processo de vendas e não na ferramenta. É possível ainda customizar campos e processos sem depender da TI ou de um fornecedor. 

 

2- Inclusão e gerenciamento de contatos ilimitados 

crm_da_hubspot_2.png

Uma das melhores características do HubSpot CRM é a capacidade ilimitada de registrar e visualizar contatos em um painel único. A interface inteira é facilmente customizada para melhor atender às necessidades de vendas. É possível incluir e arrastar colunas, deletar como quiser, deixando que a informação mais relevante esteja exatamente onde você precisa. E tudo o que você alterar, só muda no seu painel, de modo que cada membro da equipe pode personalizá-lo para cada necessidade.

 

3- Cadastro de empresas sem preenchimento de dados 

crm_da_hubspot_3.png

Outra facilidade é a funcionalidade de cadastro de empresas, o painel é bem semelhante ao de contatos, onde cada registro de contato cria uma empresa no sistema. Essa é uma das características mais legais do CMS, como ele puxa e agrega informações em todo o board. O sistema auto-preenche quase todas as informações sobre uma empresa nova, como receita anual, tamanho, localização, site, etc - sem a necessidade de incluir qualquer informação manualmente. Lembra da premissa? Um software que trabalha para o time de vendas e não o oposto.

 

4- Gerenciamento de Oportunidades e Funil de Vendas

crm_da_hubspot_6.jpg

Todas as etapas do seu processo de vendas podem ser criadas e gerenciadas dentro do CRM, com a facilidade de visualizar tudo em único painel com um sistema de busca simples que possibilita visualizações de acordo com a necessidade do vendedor, a busca pode ser por região, porte de empresa, estágio do funil, etc. É possível também atribuir cálculos de probabilidade de fechamento de negócio em cada estágio e acompanhar quanto sua empresa está distante ou não da meta de vendas. 

 

5- Integração com Gmail e Outlook com visão centralizada das interações nos contatos.

crm_da_hubspot_4.png

Essa é sem dúvida uma funcionalidade surpreendente. Todos os e-mails enviados pelo vendedor ficam registrados na timeline do contato ou da oportunidade, com controle visão única de tudo que está acontecendo em cada conta. Além disso, no momento de envio de um e-mail de follow-up, por exemplo, é possível visualizar todos os dados do contato bem como seu comportamento digital dentro do gerenciador de e-mail, seja ele Gmail ou Outlook. 

 

6- Integração com Marketing

crm_da_hubspot_5.png

Se sua empresa já utiliza o módulo de marketing do HubSpot, que é pago, todas as informações sobre os contatos estão disponíveis automaticamente no CRM, permitindo que você visualize tudo em um único lugar. Qualquer alteração no CRM atualiza instantaneamente no lado do marketing e vice-versa, sem a necessidade de integração ou sincronização de dados. É sem dúvida o caminho mais fácil para integrar marketing e vendas.

 

Não sou muito fã de falar de tecnologia sem antes passar pela estratégia, processos, recursos e estrutura de vendas, mas nesse caso vale uma exceção. 

De qualquer forma, é importante reforçar que a utilização de qualquer software de marketing, vendas ou CRM precede de uma boa definição de objetivos, metas e, principalmente, de estratégia.

Um grande erro é começar a desenhar ou corrigir um processo de vendas pela tecnologia, se isso está acontecendo na sua empresa está tudo errado. Lembre-se: O processo tradicional de vendas está quebrado e o software, por melhor que seja, dificilmente resolverá esse problema. 

Melhore suas vendas com o CRM Hubspot

Para outros insights, clique aqui: Vender

Posts relacionados

Quer falar sobre resultados? Dá um alô na gente. ;)

Resultado da busca