HubSpot CRM Gratuito: Guia completo de como configurar e usar (com vídeo)

Publicado em 29 de Abril de 2020 - Tempo de leitura -

Carlos Tesore - Sócio-fundador da Hook Digital

Siga-me:
Nesse momento de crise, utilizar um CRM de vendas gratuito pode ser uma boa saída para muitos negócios, especialmente para as pequenas empresas que precisam gerenciar o trabalho comercial com eficiência e gerar mais receita.
 
O versão gratuita do HubSpot CRM é uma ótima opção para quem precisa automatizar o processo de vendas, gerenciar todo fluxo comercial, controlar as atividades e desempenho do time comercial e ainda ter previsibilidade de fechamento de negócios.
 
Diferente da maioria dos softwares de CRM que são difíceis de usar e demoram para ser implementados, o HubSpot CRM é simples e intuitivo. A configuração pode ser realizada em apenas 1 dia.
 
O vídeo no final do post explica como configurar o HubSpot CRM. É um guia com passo a passo completo que demonstra desde a criação da conta à configuração de relatórios. 
 
Os 15 itens demonstrados no vídeo são:
 
  1. Criação da conta no HubSpot: para criar sua conta no HubSpot CRM gratuito é necessário fazer um cadastro clicando aqui. O processo é rápido, mais rápido ainda se você conectar com uma conta de email do Google.
  2. Configuração da pipeline de vendas: depois de criar a conta, o próximo passo é criar o funil de vendas, com os estágios que refletem o processo comercial da sua empresa.
  3. Campos obrigatórios na gestão das oportunidades: ao criar os estágios de vendas, é possível também definir campos obrigatórios que devem ser preenchidos pelos representantes de vendas na movimentação dos negócios entre as etapas.
  4. Importação de contatos: com o pipeline de venda criado, é hora de importar os contatos. Para importar, basta entrar no item contatos na menu superior e do lado direto clicar no botão importar contatos. Os formatos mais comuns são CSV e XLSX.
  5. Gerenciamento de contatos: com os contatos importados, fica muito fácil fazer o gerenciamento de cada contato dentro do HubSpot CRM. Para fazer isso, clique em cada contato e pronto, tudo estará disponível na timeline.
  6. Linha do tempo com histórico de interações com os contatos: na parte central de cada contato, o HubSpot apresenta a linha do tempo de relacionamento da empresa com o contato. Qualquer interação, desde que integrada ao HubSpot, estará aqui: e-mails, ligações, tarefas, conversa, notas de reuniões, agendas, páginas acessadas, formulários preenchidos, webinars, campanhas, etc. É excelente. 
  7. Atividades de relacionamento com o contato: dentro de cada contato, é possível executar as tarefas diretamente de dentro do HubSpot CRM. Na parte superior do lado direto, você encontrará todo os ícones de tarefas: e-mails, ligações, tarefas, conversa, notas de reuniões, agendas. 
  8. Envio de emails diretamente do CRM: no gerenciamento individual de cada contato, a funcionalidade de envio de e-mails permite interagir com o contato sem precisar usar o gerenciador de emails. 
  9. Modelos de e-mails: para facilitar o trabalho e otimizar o tempo do executivo de vendas, com a opção de modelos de e-mails é possível criar até 5 modelos de e-mails dentro do CRM. 
  10. Gerenciamento de empresas: na versão gratuita também é possível fazer a gestão de empresas ou contas, ou seja, você pode cadastrar uma empresa e todos os contatos dessa empresa aparecerão dentro em um único lugar.
  11. Criação de oportunidades: criar as oportunidades dentro do CRM é simples, basta clicar no ícone mais dentro do bloco negócios na barra lateral do lado esquerdo.

  12. Gestão de tarefas:  os times de vendas das empresas que utilizam o HubSpot gerenciam o dia de trabalho diretamente no painel de tarefas. Tudo que precisa ser feito aparece aqui, é só acessar e começar a trabalhar.
  13. Criação e permissões de usuários: depois de configurar os itens acima, é hora de criar os usuários de vendas que utilizarão o CRM. Para fazer isso, clique no ícone manutenção do lado superior esquerdo e depois no item "usuários e equipes" no menu esquerdo.
  14. Calendário Online: eu gosto muito da função calendário online, facilita muito o processo de agendamento de reuniões com leads e prospects. Para ativá-lo, clique em vendas e depois em reuniões. Abaixo tem um exemplo prático dessa funcionalidade ;). 
  15. Relatórios: a gestão de relatórios do HubSpot CRM é excelente, pois permite criar gráficos e análises sobre a performance do time comercial e também sobre o desempenho de vendas da empresa.

Em resumo, essas são as 15 funcionalidades principais do HubSpot CRM que a gente recomenda. Tenho certeza que seu time de vendas terá melhores resultados e, consequentemente, trará mais receita para seu negócio. O Inbound é a estratégia de geração de leads mais eficiente para gerar demanda para seu time comercial.

O vídeo abaixo mostra um passo a passo didático de como configurar e usar cada funcionalidade citada acima. Assista e veja como é fácil implementar a ferramenta ainda hoje na sua empresa.

 

 

Caso tenha ficado alguma dúvida, estamos aqui para ajudar. Basta agendar um horário na minha agenda abaixo que posso dar mais detalhes sobre como vender mais e superar a crise utilizando o HubSpot CRM.

 

 

Posts relacionados

Vamos crescer juntos? Fale com a gente.

Resultado da busca