Por que personas e conteúdo são a alma do Inbound Marketing?

Publicado em 24 de Julho de 2015 - Tempo de leitura -

Jacqueline Alves - Analista de Marketing Digital apaixonada por cultura japonesa, RPG e livros.

Siga-me:

A estratégia de Inbound Marketing deve ser pautada pelo plano de conteúdo, geralmente publicado em um canal próprio da empresa, como o blog, por exemplo. Contudo, antes de colocar a "mão na massa" é preciso conhecer bem o público-alvo para produzir o que ele realmente espera e precisa, de acordo com suas dúvidas e necessidades.


Qual o papel das personas dentro da estratégia de conteúdo?

Nesse processo, a criação de uma ou mais personas (representações dos clientes ideais de uma empresa) entra como etapa fundamental da estratégia, que não pode ser esquecida de forma alguma.

Saiba que existe a possibilidade de incluir duas ou mais personas na estratégia, a quantidade depende do produto que sua empresa vende e da meta de vendas. Afinal, pode haver vários públicos interessados em seu conteúdo, e ele deve oferecer respostas específicas para cada perfil de público.


Depois de criá-las (as personas), fica muito mais fácil definir os temas relevantes que deverão ser trabalhados nos conteúdos, que devem ter diferentes formatos (texto, vídeo, infográfico, áudio, etc), focando nos assuntos que responderão os reais questionamentos de visitantes do site e potenciais clientes.


Qual é o objetivo do conteúdo?

O objetivo do conteúdo é atrair pessoas para o site e blog, gerar leads qualificados e apoiar o time de vendas no fechameto de negócios. Como? Entregando informações relevantes em cada etapa da jornada de compra das personas.

Aqui, o trabalho deve ser focado na resolução dos problemas ou na entrega de respostas para as dúvidas que ela (persona) encontra no dia a dia, profissional e até pessoal, além de abrir caminhos para a efetivação das vendas, mostrando casos de sucesso, vídeos, pesquisas ou infográficos com dados de investimentos em mercados de interesse, entre outras infinitas opções.


É importante entender e analisar com frequência o comportamento dos visitantes e dos leads, porque os interesses podem mudar, novas necessiaddes podem surgir e oportunidades podem bater na porta de cada um deles.


A estratégia de conteúdo pode ser modificada no meio do processo?

Sim! Quando um visitante se torna lead, a estratégia de conteúdo deve acompanhar essa nova fase. Lembre-se que é fundamental identificar a maturidade de cada um, analisando suas experiências e o perfil.

Mantendo o foco no público potencial, aquele que realmente se envolve com seu conteúdo e que se encaixa no perfil do cliente ideal, quando isso acontece fica mais fácil aumentar a satisfação e incentivar novas vendas.


O conteúdo tem o poder de atrair o cliente, seja para ajudá-lo com suas necessidades e/ou para direcioná-lo em cada etapa de sua jornada de compra. Porém, conquistar a confiança do público exige certos cuidados.


Relembre 10 fatores de Inbound Marketing que merecem sua atenção quando falamos de conteúdo:

  1. Definir as personas de acordo com as metas de vendas;
  2. Montar um plano editorial de acordo com a análise da(s) persona(s) e planejar o uso de melhores palavras-chave;

  3. Produzir um conteúdo que o ajude, de verdade;

  4. Respeitar a periodicidade de publicação de textos (isso é fundamental para indexação no Google);

  5. Definir seu estágio de compra para oferecer o que ele realmente precisa: conteúdo premium e/ou oferta (produto ou serviço);

  6. Planejar campanhas segmentadas de conteúdo (via email) de acordo com seus objetivos;

  7. Compartilhar o conteúdo nas redes sociais para alcançá-los com mais facilidade;
  8. Mensurar os resultados para saber se a estratégia está coerente;

  9. Separar o que pode ser ajustado no curto, médio e longo prazo;

  10. Após três meses, analisar o evolutivo, repensar sobre o plano e identificar os erros e acertos;


Esses itens devem compor a estratégia de Inbound Marketing, na qual o conteúdo está inserido e em constante produção e evolução.

Se ficou curioso sobre como o Inbound Marketing pode ser útil para seu negócio, leia o post “5 pontos que preparam sua empresa para o Inbound Marketing”.

New Call-to-action

Para outros insights, clique aqui: Atrair

Posts relacionados

Quer falar sobre resultados? Dá um alô na gente. ;)

Resultado da busca