Quanto tempo devo esperar para o Inbound Marketing dar resultado?

Publicado em 4 de Novembro de 2015 - Tempo de leitura -

Felipe Collins Figueiredo - Executivo de Marketing Digital e apaixonado por processos criativos, empreendedorismo, música, tecnologia e futebol.

Uma das questões que ouvimos exaustivamente ao explicar o que é Inbound Marketing e como trabalhamos para clientes, prospects e parceiros é: em quanto tempo o meu projeto irá dar resultados?. Essa questão é extremamente natural, visto que toda e qualquer ação de marketing e de comunicação pode e deve ter seus resultados mensurados e comparados, mas a resposta é: depende. Depende de uma série de fatores que explicaremos a seguir.

Os resultados por meio de Inbound Marketing são cumulativos e evoluem em progressão com o tempo: quanto mais longo o projeto, melhor o resultado total e também por período.

Saber disso é importante para ressaltarmos que, em regra, os resultados por meio dessa estratégia de Marketing Digital não são imediatos. Se pensarmos bem, exceto quando há uma abundância de recursos concentrados em um só período, praticamente nenhuma tática de Marketing Online ou Off-line é tão imediata. Fazendo uma analogia com o atletismo: não estamos correndo os 100 metros rasos, mas sim uma maratona.

Pesquisas de grandes players de Inbound Marketing afirmam que o período padrão varia de seis a nove meses depois da implementação do projeto. Para a HubSpot, seriam sete meses. Antes de definir qual será o “Dia D” para o break-even, você precisa considerar algumas coisas.


O que é sucesso para você?

O que sua empresa considera como resultado? Novos contatos? Leads qualificados? Tráfego no site? Vendas confirmadas? Retorno sobre investimento (ROI)? É necessário definir os KPI (Key Performance Indicators) para mensurá-los desde o primeiro dia, com uma “foto” do momento zero para comparar com a evolução do projeto.


De acordo com dados da HubSpot, em sete meses, 93% das empresas melhoram consideravelmente em métricas de atração (tráfego), 83,9% melhoram em conversão (leads) e 49,7% incrementam as vendas – esse número sobe para 63,3% em um ano de projeto.


Ciclo de venda

Partindo do momento em que o cliente sequer considera sua empresa, produto ou serviço, até o momento em que ele fecha a compra, qual é o tempo que você usualmente demora para vender algo? Se esse ciclo de venda for longo, os resultados na fase final do funil levarão igualmente mais tempo para aparecerem.


Além disso, é importante ter atenção em todas as fases do projeto. Não adianta incrementar o tráfego e o número de leads consideravelmente no tempo se esse contato não tem a devida atenção na nutrição e na venda – o resultado final (faturamento) depende diretamente de todo o processo.


Comprometimento

O comprometimento de sua empresa também é fundamental para o resultado. Em projetos de Inbound Marketing, cliente e agência são corresponsáveis pelo sucesso (ou fracasso) da estratégia.

Processos de aprovação de conteúdo, qualificação de leads e análise de campanhas são fundamentais, bem como disponibilidade para abrir dados, combinar inbound com outras iniciativas de marketing, compartilhar conhecimento sobre os consumidores e mudar procedimentos de marketing e vendas por vezes já bem enraizados dentro da empresa.

 

New Call-to-action

Para outros insights, clique aqui: Atrair

Posts relacionados

Quer falar sobre resultados? Dá um alô na gente. ;)

Resultado da busca