6 tendências de marketing B2B que você precisa estar atento.

Publicado em 16 de Fevereiro de 2018 - Tempo de leitura -

Carlos Tesore - Sócio-fundador da Hook Digital

Siga-me:

O Marketing é uma combinação que está sempre evoluindo de arte e ciência, e hoje o papel do marketing está crescendo em importância. Os desafios de produzir crescimento e ROI tangíveis são tendências que continuarão a crescer conforme o aumente de competitividade, e as oportunidades mais fragmentadas,.

A fragmentação está criando uma nova fronteira em termos de técnicas, estratégias e alcance. Conforme os nichos ficam mais focados, o conceito de um “mercado de apenas um cliente” está se tornando realidade. Nós precisamos criar uma experiência “única” para cada prospect para dirigi-los para a conversão, construir confiança, e finalmente vender.

Essas tendências merecem a sua atenção conforme você enfrenta as complexidades e desafios do mercado neste ano.

1 - O crescente papel do Marketing B2B

Este ano iremos ver o marketing expandindo além do seu papel tradicional. Hoje, os negócios estão enfrentando desafios novos e únicos, como a escassez de talentos, comoditização e o aumento da competitividade, só para citar alguns. Esses são desafios de que exigirão colaboração interdepartamental para serem resolvidos, e o marketing está na posição perfeita para tomar a dianteira.

Preste atenção no melhor alinhamento entre o marketing, vendas, RH e operações. Tudo, desde o direcionamento das estratégias de branding para recrutar talentos, até o desenvolvimento de negócios serão solicitados pelo marketing para aumentar valor e visibilidade. 

 

2 - Equilibrando a “experiência do consumidor”

Provavelmente a maior tendência para ficar de olho neste ano será a tarefa de focar na experiência do consumidor (Customer Experience) enquanto ainda direciona o crescimento do negócio. Os profissionais de marketing têm focado em métodos centrados apenas no consumidor, baseando a sua abordagem na longevidade do valor (LTV) de um prospect.

Este ano, o foco será em adicionar técnicas focadas no consumidor que forneçam experiências relevantes ao longo de todos os pontos de contato, para entregar o que o consumidor mais valoriza. Equilibrar essas duas abordagens pode entregar uma maneira mais personalizada que irá gerar um retorno maior, enquanto constrói uma forte fidelidade à marca.

 

3 - Branding executivo: liderança elaborada (Thought Leadership)

Nos últimos anos o foco do branding (graças à internet, dispositivos móveis e mídia sociais). mudaram para o individual - ambos alinhados com o consumidor, e também com a “voz” do negócio.

Como resultado, os esforços do branding e do marketing não são suficientes. Especialmente quando falamos do marketing B2B. Hoje, branding executivo, ou o desenvolvimento da liderança elaborada, está crescendo. Compradores querem saber o “porquê” por trás do negócio e colocar uma face na operação para construir confiança. Para realmente se destacar, o branding executivo será a tendência que mais crescerá no marketing B2B nos próximos anos. 

 

4 - Formatos, canais e mix.

Enquanto o marketing se reposiciona, a necessidade também irá crescer para aprimorar o conteúdo e o mix de marketing. Conforme mais canais e plataformas ficam disponíveis, os times de marketing precisarão fazer um melhor e mais amplo uso das escolhas e formatos do mix de marketing.

Por exemplo, vídeos gravados previamente ou ao vivo estão ficando muito mais populares pelo fato de serem transmissões ao vivo dos acontecimentos. A diversificação da entrega de formatos de conteúdo inclui podcasts, avaliações interativas e conteúdo de valor para dispositivos móveis. Empresas de marketing verão uma mudança do Twitter e do LinkedIn para formatos B2B não tradicionais como o Facebook e o Instagram. Com essa mudança virá a dependência em oportunidades pagas para aumentar o distanciamento da distribuição de abordagens exclusivamente orgânicas.


5 - Inteligência artificial / Machine Learning

O drip marketing tem crescido nos últimos anos e a tendência de “automação” irá continuar como também a integração de inteligência artificial e machine learning no marketing B2B.

Segundo a Forrester Research, “A inteligência artificial irá fornecer aos negócios acesso à informações e insights antes de estarem disponíveis.” Ao utilizar interfaces cognitivas, sistemas complexos e análises avançadas combinados com tecnologia de machine learning, as decisões das empresas em e-commerce, marketing, gerenciamento de produtos e outras áreas poderão acontecer quase que em tempo real. 

 

6 - Marketing experiencial

Imagine ser capaz de oferecer aos seus consumidores e prospects a oportunidade de experienciar a sua marca na “vida real” ou no mundo virtual. Essa tendência irá crescer nos próximos anos, especialmente no B2B. Conforme a realidade virtual começa a ter uma influência crescente, será possível imergir prospects e consumidores em qualquer lugar do mundo.

Um grande exemplo no B2C é o crescente uso da realidade virtual na venda de casas de luxo. Prospects podem fazer uma tour “imersivo” nas propriedades que ainda não foram construídas. Quando se trata do B2B, se educar sobre as últimas estratégias e técnicas experimentais e como integrá-las na sua estratégia de marketing para que usuários possam “tocar”, “provar” ou “sentir” a sua marca. Internamente, marketing experimental é uma excelente oportunidade para engajar, educar e estimular funcionários.

Essas são as 6 tendências para os próximos anos. Conforme o marketing continua a ficar mais personalizado, as técnicas, estratégias e canais continuarão a evoluir. Se manter atualizado das tendências e tecnologias que estão mudando os nossos negócios serão a chave para seguir com sucesso.

Texto publicado originalmente em inglês pela Bluleadz
Tradução e adaptação - Hook Digital

New Call-to-action

Para outros insights, clique aqui: Atrair

Posts relacionados

Quer falar sobre resultados? Dá um alô na gente. ;)

Resultado da busca