HubSpot Sales: Como melhorar a gestão e produtividade de vendas B2B

Publicado em 14 de Maio de 2020 - Tempo de leitura -

Carlos Tesore - Sócio-fundador da Hook Digital

Siga-me:

O módulo de vendas da HubSpot está cada vez mais aderente às necessidades das grandes empresas B2B. Um grande diferencial do HubSpot Sales é a capacidade de gerenciar times de vendas e representantes comerciais por meio de ferramentas avançadas, painéis e relatórios de gestão, tudo em poucos cliques.

A gestão de vendas não é um processo linear, geralmente as estratégias, responsabilidades e dinâmica são diferentes e depende dos fatores:

  • Tamanho e perfil da equipe (hunters ou farmers)
  • Maturidade da equipe
  • Modelo de vendas (field, inside, canal, etc)
  • Produtos, soluções, serviços 
  • Recursos disponíveis.

Pelo menos quatro componentes são essenciais para construir um modelo eficiente de gestão,  buscando escala e alta produtividade: pessoas, estratégia, atividades e relatórios. 

As duas últimas peças-chave: atividades e relatórios, permitem a qualquer líder ou gestor entender o desempenho do time comercial em relação à execução da estratégia e, principalmente, acompanhar o forecast de negócios com previsibilidade de vendas potenciais para a empresa no período.

hubspot-relatorios-hook-digital

Gerenciamento de atividades de vendas

Os gestores de vendas são responsáveis pela supervisão da atividade diária de sua equipe comercial, da prospecção inicial ao fechamento. Isso muitas vezes envolve a comemoração de ganhos e vendas, entendimento de perdas, que sempre acontecem, e defesa da equipe como um todo.

Acompanhar de perto as atividades diárias de vendas de todos os times, entender a produtividade de cada executivo, controlar a distribuição de tarefas e tomar decisões são critérios de sucesso no processo de gestão.

A gestão visual da performance e das atividades do time torna a vida do gestor um pouco mais fácil e permite a interferência imediata em situações fora do padrão. O gráfico abaixo é um exemplo de gestão e controle de desempenho do time comercial.

HubSpot Sales Hub - Produtividade

 

Gerenciamento de relatórios de vendas

Outro aspecto super importante é a analise do desempenho de vendas. Criar um processo sistematizado de relatórios para que sua equipe de vendas saiba onde e quando estão sendo medidos, bem como como eles podem melhorar é altamente recomendável.

Esse processo pode incluir relatórios sobre taxa de ganhos, ciclo médio de vendas e taxa de conversão de oportunidades para oportunidades. A visão apresentada no gráfico a seguir apresenta uma visão completa de vendas do time. 

HubSpot Sales Hub - Visão de Vendas


Os diretores de vendas são responsáveis por usar esses dados para prever receitas futuras e redefinir constantemente as metas da equipe.

Os recursos de gerenciamento de vendas disponíveis no HubSpot Sales (integrado ao CRM)  simplificam o trabalho, ajuda o time na realização de tarefas e responsabilidades com mais eficiência, além de criar um impacto maior em sua equipe.

HubSpot Sales Hub - Painéis e relatórios de gestão de vendas.

O HubSpot Sales Hub é uma poderosa ferramenta de gestão de vendas. Ele pode economizar um tempo precioso para você e seus representantes, atuar como um banco de dados abrangente (onde os representantes podem inserir as informações de possíveis clientes e negócios) e ajudar no fechamento de mais negócios com mais rapidez.

Veja como sua equipe e seus resultados podem se beneficiar dos painéis, relatórios e gráficos disponíveis no HubSpot Sales Hub.

 

Quer saber mais sobre o HubSpot Sales Hub? É só agendar uma conversa comigo selecionando o melhor dia e horário de acordo com a sua disponibilidade.

 

 

Posts relacionados

Vamos crescer juntos? Fale com a gente.

Resultado da busca